Por Uma Infância Sem Racismo
De: R$ 74,90Por: R$ 59,90ou X de
Economia de R$ 15,00Formas de pagamento:
Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
---|---|
Número de Páginas | 192 |
Subtítulo | PESQUISAS, PRATICAS E FORMACAO DE PROFESSORES |
Editora | PAPIRUS |
Autor | PAPIRUS |
Ano da Edição | 2025 |
EAN13 | 9786556502007 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | PAPIRUS |
ISBN | 6556502006 |
Páginas | 192 |
Saiba mais
Quais são as possibilidades de enfrentamento ao racismo no cotidiano escolar, sobretudo quando compromete o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças negras? Como uma educação antirracista interpela nossa formação e prática docentes? Considerando essas questões e os desafios propostos por elas, convidamos você, leitor, a conhecer o conjunto de trabalhos reunidos na presente obra, que busca ampliar o debate sobre as infâncias e a educação das relações étnico-raciais. Os caminhos trilhados pelas autoras, aqui compreendidas como professoras-pesquisadoras, são diversos e igualmente importantes. Seus trabalhos versam a respeito do que já foi produzido no campo educacional acerca da temática, tencionam a gestão escolar para que a escola se comprometa com a equidade racial, enfatizam a urgência da formação de professores, além de compartilharem relatos sobre práticas pedagógicas antirracistas com as crianças. Cada autora, a seu modo, nos mobiliza a compreender que é fundamental sensibilizar nosso olhar e nossa escuta no contexto escolar, a fim de incorporar as relações étnico-raciais em nossa agenda de luta antirracista, seja por meio da divulgação do resultado de nossas pesquisas, seja por meio da reelaboração de nossas práticas. Por fim, é importante destacar que o livro também visa contribuir com a implementação da Lei n. 10.639/2003, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas instituições escolares, uma vez que a partir dela as questões relacionadas ao racismo e ao antirracismo ganharam maior visibilidade no campo educacional brasileiro.