Quando a ordem do dia tenta vencer a alegria do instante, surge Já para o banho!, novo livro infantil de Orlando Pedroso que transforma uma obrigação cotidiana numa celebração do brincar.
Com ritmo de conversa, trechos em diálogo e ilustrações assinadas pelo próprio autor, a obra captura com graça e delicadeza o choque - e a negociação - entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças.
A narrativa é curta, direta e essencialmente oral: frases curtas e uma comicidade imediata dão voz a Beto, criança que prefere estender a brincadeira a obedecer ao comando rotineiro.
A cena se anuncia já nos primeiros quadros com o coro doméstico: " - Já para o banho, Beto!!!", e explode na resposta infantil: "- Banho! Banho! Banho!
Todo dia é a mesma coisa!". O efeito é tanto humorístico quanto empático: quem nunca quis estender um segundo a mais de alegria e deixar de lado as obrigações?
Mais do que uma história sobre higiene, o livro instala uma reflexão leve sobre tempo, deveres e infância: um convite a pensar o cotidiano a partir da perspectiva da criança e do afeto. Afinal, como o próprio Orlando diz em sua apresentação: "Banho é uma das coisas mais gostosas do mundo".
Resta aos adultos apenas fazer com que os pequenos vivam os momentos para além dos afazeres do dia a dia.
As ilustrações de Orlando dialogam com o texto, ampliando a sensação de movimento e riso. O tom do cartunesco, genuinamente
infantil, lembra uma história em quadrinhos, sem subestimar a inteligência dos pequenos leitores. Diversão garantia também para adultos que conseguem lembrar da própria travessura adiando um afazer qualquer.
Em poucas páginas, o livro cumpre sua dupla função: divertir e relembrar que muitas regras do dia a dia podem ser contornadas pelo riso e por uma boa dose de imaginação.