Box Teatro Reunido Dias Gomes

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Detalhes

CARACTERÍSTICAS

FormatoBROCHURA
Número de Páginas1088
SubtítuloBOX TEATRO REUNIDO DIAS GOMES
EditoraBERTRAND LV
AutorDIAS GOMES
Ano da Edição2022
EAN139788501306128
Edição1
IdiomaPORTUGUES
FabricanteBERTRAND LV
ISBN8501306126
Páginas1088

Saiba mais

Coletânea de luxo reúne 15 obras do consagrado dramaturgo Dias Gomes. A edição contempla peças de humor, ação, violência, crítica e religião. Conta, ainda, com texto inédito introdutório do imortal da Academia Brasileira de Letras Carlos Nejar. Para celebrar este grande autor, a Bertrand Brasil apresenta o box Teatro Reunido Dias Gomes. Dividida em dois volumes, esta edição de luxo reúne 15 peças que contemplam a primeira e a segunda fase do dramaturgo. O conjunto de textos abarca tanto os consagrados quanto os pouco difundidos. São eles: Pé-de-cabra; Eu acuso o céu; Os cinco fugitivos do Juízo Final; O pagador de promessas; A invasão; A revolução dos beatos; O Bem-Amado; O berço do herói; O santo inquérito; Vargas; Amor em campo minado; As primícias; O rei de Ramos; Campeões do mundo; Meu reino por um cavalo. Acompanha, ainda, texto introdutório exclusivo do poeta, ficcionista e imortal da Academia Brasileira de Letras Carlos Nejar. Um dos mais memoráveis dramaturgos e autores de telenovelas do Brasil, o baiano Dias Gomes escreveu sua primeira peça aos 15 anos, jamais levada aos palcos, porém, premiada no Concurso do Serviço Nacional de Teatro em 1939. Sua atividade teatral vai dos anos 1940 aos anos 1980, com a primeira obra encenada em 1942, produzida por Procópio Ferreira e censurada pelo Estado Novo. Depois desta, Dias Gomes escreveu quase trinta peças. Entre as mais célebres, O pagador de promessas, que teve versão em 12 idiomas e foi adaptada para o cinema em 1962, por Anselmo Duarte, vencendo a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Com personagens tipicamente brasileiros, a escrita de Dias Gomes é marcada pela temática sociopolítica e pela crítica à religião, além de defender a liberdade e opor-se à opressão. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1991, Dias Gomes deixou um legado tão extenso quanto precioso para o campo das Letras no Brasil. Dias Gomes sabia retratar, como poucos, a vida do povo interio­rano, ou mesmo um cemitério que custou a ser povoado, com aspectos da humana espécie, debruçando-se numa fala que se alça inventiva, mágica e de alta voltagem comunicadora. Acreditava, com razão, que o popular, ao ser entendido de alma, alcançava igualmente o mágico. E no mágico, o romântico e poético - Carlos Nejar.
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