Aprendizagens Visíveis
De: R$ 69,90Por: R$ 53,10ou X de
Economia de R$ 16,80Formas de pagamento:
Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
---|---|
Número de Páginas | 304 |
Subtítulo | EXPERIENCIAS TEORICO-PRATICAS EM SALA DE AULA |
Editora | PANDA BOOKS |
Autor | JULIA PINHEIRO ANDRADE |
Ano da Edição | 2021 |
EAN13 | 9786588457047 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | PANDA BOOKS |
ISBN | 6588457049 |
Páginas | 304 |
Saiba mais
Esta obra reúne relatos de práticas pedagógicas realizadas por professores-pesquisadores de escolas públicas e particulares, engajados na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem da Educação Básica.
A partir de projetos desenvolvidos na formação docente e com alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, os autores compartilham estratégias e proposições teóricas que permitem refletir sobre os sentidos do que se aprende, como se aprende, quando e como utilizar o que se aprende. Trata-se de tornar visível a aprendizagem de alunos e professores.
As experiências retratadas pelos autores dialogam com as propostas contemporâneas de estudos sobre educação, dentre elas a aprendizagem visível, com base nas pesquisas de John Hattie na Universidade da Nova Zelândia; a abordagem italiana Reggio Emilia e o registro da documentação pedagógica; e o Projeto Zero, desenvolvido na Universidade de Harvard, sobre a importância do pensamento e do aprender fazendo.
Dentre os temas discutidos na obra estão o pensar e a reflexão na formação docente, a cultura "maker" (mão na massa), o uso do design no projeto político-pedagógico, a avaliação e a autoavaliação como aprendizagem, o estudo do erro, a prática direcionada e o planejamento reverso. Em cada capítulo, são compartilhadas diversas ferramentas para download, além de referências de artigos e vídeos para que os professores ampliem seu conhecimento e aprimorem suas práticas pedagógicas.