A Globo 3
De: R$ 0,00Por: R$ 129,80ou X de
Formas de pagamento:
Opções de Parcelamento:
- à vista R$ 129,80
- 2X de R$ 64,90 sem juros
- 3X de R$ 43,26 sem juros
- 4X de R$ 32,45 sem juros
- 5X de R$ 25,96 sem juros
- 6X de R$ 21,63 sem juros
Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
---|---|
Número de Páginas | 672 |
Subtítulo | METAMORFOSE 1999 - 2025 |
Editora | EDITORA AUTENTICA |
Autor | ERNESTO RODRIGUES |
Ano da Edição | 2025 |
EAN13 | 9786559285006 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | EDITORA AUTENTICA |
ISBN | 6559285006 |
Páginas | 672 |
Saiba mais
PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 30/06/2025. Na virada do século 21, a Globo é obrigada a se reinventar para não naufragar em um mercado sacudido pela revolução tecnológica e pelo impacto, sem precedentes, das redes sociais e das plataformas de streaming .
A Globo: Metamorfose é o terceiro volume da trilogia A Globo, obra em que o jornalista Ernesto Rodrigues faz uma imersão profunda e independente nos bastidores e na história da maior emissora de televisão do Brasil.
Metamorfose mostra como a Globo - impactada pelo crescimento das classes C, D e E nos índices de audiência, pelo avanço da TV por assinatura e pela revolução da internet que culminaria com o surgimento das poderosas plataformas multinacionais de streaming - modificou sua grade de programação; contratou apresentadores que incomodavam na concorrência; reinventou-se no humor e no entretenimento com bons e maus resultados. Além disso, mesmo num contexto de contínua diminuição da audiência da TV aberta, ela introduziu o fenômeno Big Brother Brasil e outros reality shows no cotidiano dos brasileiros, ao mesmo tempo que manteve a hegemonia na transmissão de copas e olimpíadas e na dramaturgia, com sucessos como Terra Nostra, Avenida Brasil, Fina Estampa, Caminho das Índias, Amor de Mãe , o remake de Pantanal , entre outros.
Ernesto Rodrigues também revela no volume 3 como a emissora, agora de fato comandada pelos filhos de Roberto Marinho, manteve com folga sua bilionária participação no chamado "bolo publicitário", salvando o próprio Grupo Globo da falência. O livro mostra ainda como a Globo, sem concorrentes nas grandes coberturas jornalísticas nacionais e internacionais do século 21, mergulhou fundo com a grande imprensa em uma cobertura estridente e enviesada do Mensalão e da Lava Jato, pagando um preço alto de credibilidade, atacada ora pela extrema direita de Jair Bolsonaro, ora pela esquerda, à medida que a gritaria ideológica polarizada das redes sociais e o fenômeno das fake news tomaram conta da internet.
A trilogia: | A obra divide a história da Globo em três períodos e volumes: Hegemonia , o primeiro, cobre os acontecimentos ocorridos entre 1965 e 1984 e reconstitui as origens, o crescimento e a consolidação da liderança e da presença absoluta da emissora no cotidiano brasileiro; Concorrência , o segundo, resgata os altos e baixos da Globo na travessia de 1985 a 1998, período histórico em que o Brasil passou por grandes transformações na política, na economia e no perfil social, econômico e cultural dos telespectadores; e Metamorfose , o terceiro volume, contempla o período entre a virada do século e o início da década de 2020, época em que a Globo se viu obrigada a promover mudanças profundas em todas as suas áreas, da tecnologia ao conteúdo, para manter a liderança num cenário de transformações radicais impostas pela internet, pelas redes sociais e pelas novas plataformas de informação e entretenimento.