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Trabalhos De Pesquisa

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CARACTERÍSTICAS

FormatoBROCHURA
Número de Páginas150
SubtítuloDiários de Leitura Para a Revisão Bibliográfica
EditoraPARABOLA
AutorANNA RACHEL MACHADO
Ano da Edição2007
EAN139788588456693
Edição1
IdiomaPORTUGUES
FabricantePARABOLA
ISBN8588456699
Páginas150

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O diário de leitura - produzido por um leitor, em primeira pessoa, com o objetivo de estabelecer um diálogo, uma "conversa" com o autor do texto que está sendo lido - é um novo instrumento pedagógico, capaz de despertar o posicionamento crítico dos alunos e de enriquecer o debate com os professores em sala de aula. Trabalhos de pesquisa - Diários de leitura para a revisão bibliográfica propõe a escrita do diário de leitura como um instrumento por meio do qual se pode empreender a leitura de qualquer tipo de texto e produzir reflexões e impressões escritas. Depois de muitos anos de pesquisa e de prática pessoal e com seus alunos, as Autoras estão convictas de que o diário de leitura constitui um novo espaço de diálogo com o texto, um espaço totalmente privado, onde o diarista pode adotar uma linguagem informal e se posicionar livremente. O professor, por sua vez, para lançar mão desse instrumento de reflexão e de ensino, deverá possibilitar a construção de um espaço de discussão das impressões registradas nos diários pelos alunos. Por meio deles, podem-se desenvolver inúmeros atos de linguagem: manifestar compreensão ou incompreensão sobre o que o texto lido diz; sintetizar ou fazer paráfrases para confirmar a compreensão; pedir esclarecimentos ou fazer perguntas, quando não se compreendem alguma palavra, algum trecho ou o conteúdo global do que é dito; pedir que o interlocutor justifique ou exemplifique alguma afirmação; concordar ou discordar de determinada posição; acrescentar argumentos favoráveis à posição do interlocutor; apresentar argumentos contrários a ela; dar exemplos sobre o que ele afirma; emitir avaliação - positiva ou negativa - sobre o que o interlocutor diz ou sobre a forma como diz; expressar reações e emoções; relacionar o que é dito a alguma experiência pessoal; etc. São exatamente todos esses atos - e muitos outros - que podemos, ao ler um texto, registrar por escrito em um diário de leitura. Será que um aluno, ao interpretar textos em atividades tradicionais de ensino de leitura, seria capaz de fazer tudo isso?