Rodas Negras
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CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
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Número de Páginas | 304 |
Subtítulo | CAPOEIRA, SAMBA, TEATRO E IDENTIDADE NACIONAL (1930-1960) |
Editora | PERSPECTIVA |
Autor | ROBERTO PEREIRA |
Ano da Edição | 2023 |
EAN13 | 9786555051513 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | PERSPECTIVA |
ISBN | 6555051515 |
Páginas | 304 |
Saiba mais
"Impossível registrar os incontáveis agentes anônimos que contribuíram das mais diversas formas para a preservação e transformação por que passaram as diversas práticas da cultura afro-brasileira, assim como para a transformação da imagem e identidade do Brasil ao longo do século XX. Filhos de santo, empregadas domésticas, balconistas, cozinheiros? desempregados, ritmistas, enfim, pessoas que possuíam em comum o fato de serem negros, pobres e sonhadores. Era esse o mesmo perfil dos populares que compunham o elenco dos espetáculos do Teatro Experimental do Negro, os shows de Carlos Machado, o grupo Oxumaré, ou as rodas de capoeira das festas de largo, na Bahia, o bumba meu boi, na periferia de São Luís, o samba de roda, do recôncavo baiano, o maculelê, em Santo Amaro da Purificação. A construção de símbolos nacionais não é resultado de uma mera escolha e imposição das elites, do Estado, do capitalismo. Não é produto de mera ""apropriação cultural"". Pelo contrário, o caso brasileiro é mais um exemplo de que se trata de uma complexa disputa ou de uma verdadeira guerra cultural travada entre diversos segmentos sociais em torno de práticas geralmente locais e originárias de/ou associadas a grupos étnicos."