Pedagogia Florença 1
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Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
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Número de Páginas | 200 |
Subtítulo | BASES PARA EDUCACAO INFANTIL DE 0 A 3 ANOS |
Editora | AUTORES CATARINENSES |
Autor | ROGER HANSEN |
Ano da Edição | 2017 |
EAN13 | 9788593968006 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | AUTORES CATARINENSES |
ISBN | 8593968007 |
Páginas | 200 |
Saiba mais
O título deste tópico poderia talvez ser substituído por outro mais usual. Algo que remetesse a uma resposta à pergunta: ?O que fazemos com nossas crianças??. Essa é uma das questões mais comuns quando os pais procuram uma escola para os filhos.
Querem saber quais são as atividades pedagógicas, o programa educacional organizado com tarefas, exercícios, estímulos que são conduzidos dentro de certo período de tempo para ensinar às crianças aquilo que supostamente precisam aprender.
Tal postura reflete toda uma concepção educacional instalada no ocidente a partir do século XVIII, basicamente ativista e fundamentada na racionalidade utilitarista, que é própria do momento histórico que tem suas raízes nesse período e que floresce vivamente em nossos dias. Trata-se basicamente de uma proposta de transmitir conteúdos, por mais simplificados que sejam, para o nível da educação infantil, de forma que o ser humano os absorva e pouco a pouco se torne capaz de desempenhar tarefas com base nesses aprendizados.
Podemos tomar como exemplo a cena, comum em muitas instituições de educação infantil, da criança pequena que é logo apresentada a materiais de pintura e conduzida a fazer seus primeiros rabiscos com giz de cera ou tinta. Supostamente ela estará educando suas habilidades para expressar-se bem e cada vez melhor na medida em que cresce, com estímulos constantes e progressivos, que pouco a pouco lhe permitirão um desempenho melhor.
Porém, as nossas perguntas na Pedagogia Florença são: "Quem é essa criança que se expressa? Quem é esse Ser? E o que está expressando?". Sobre o Ser não temos respostas, porque também não temos perguntas.
Trata-se de uma questão que não está colocada hoje pela pedagogia, de forma geral. Contudo, sobre o que o Ser expressa, aí temos uma expectativa mais clara: queremos ver o retorno do que plantamos ao longo do tempo. Em outras palavras, investimos a criança de conteúdos, e estes deverão ser mais tarde reproduzidos por ela.
Se observarmos com cuidado, perceberemos que caminhamos no sentido de uma programação da criança. E dessa forma seguimos com tantos outros conteúdos: estimulamos seu corpo para que se ponha em pé e logo caminhe; depois, para que coordene seus braços e suas mãos para escrever, e assim por diante.
Quanto mais rápido esses processos acontecem, mais cedo irá caminhar, mais rapidamente escreverá, e o quanto antes possível será alfabetizada e aprenderá os conteúdos do nosso contexto sócio educacional: matemática, idioma local, idiomas estrangeiros, disciplinas, tais como como história e geografia e outras mais.