O Jogo Na Perspectiva Historico Cultural
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Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
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Número de Páginas | 141 |
Subtítulo | UMA PROPOSICAO A PARTIR DO ENSINO DESENVOLVIMENTAL |
Editora | APPRIS |
Autor | ISABELA NATAL MILAK |
Ano da Edição | 2022 |
EAN13 | 9786525033617 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | APPRIS |
ISBN | 6525033616 |
Páginas | 141 |
Saiba mais
Esta obra é resultado de pesquisa cujo tema é O jogo na perspectiva Histórico-Cultural: uma proposição a partir do Ensino Desenvolvimental. Objetivamos analisar as possibilidades de organização do processo de ensino na proposição davidoviana com vistas à apropriação pelos estudantes do conceito teórico de jogo. Realizamos um experimento formativo com tarefas e ações de ensino no intuito de que os estudantes do primeiro e segundo anos do ensino fundamental assimilassem os elementos constituintes do jogo e de seu conceito teórico. A organização do experimento solicitou estudo teórico dos pressupostos pedagógicos da teoria Histórico-Cultural e, em particular, do Ensino Desenvolvimental. Ademais, debruçamo-nos sobre os conceitos teóricos pertinentes ao jogo que orientaram a organização de ensino do experimento formativo. Nesse sentido, entre as obras estudadas, destacamos Nascimento (2014), Mahlo ([19--?]), Garganta (1998) e Coletivo de Autores (1992). Posteriormente, elaboramos a proposta de ensino em forma de organização de tarefas de estudo. A centralidade deste trabalho reside no experimento formativo. De modo geral, julgamos ter avançado no processo de compreensão do modo de organização de ensino davidoviano para o ensino da Educação Física. Além disso, podemos evidenciar alguns avanços a partir do experimento: emergência dos elementos constituintes da relação geral do conceito de jogo, manifestação de atuação consciente das crianças em relação aos elementos estratégicos e táticos, constituição pelos estudantes de abstrações com potencial teórico, agir racional dos alunos em relação às ações futuras no âmbito do jogo, o que expressa a formação de hábitos e capacidades de atuação coletiva.