Jesus De Nazaré - Do Batismo No Jordao À Transfiguração
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Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
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Número de Páginas | 336 |
Subtítulo | JESUS DE NAZARÉ - DO BATISMO NO JORDAO À TRANSFIGURAÇÃO |
Editora | GRUPO PLANETA |
Autor | JOSEPH RATZINGER - BENTO XVI |
Ano da Edição | 2017 |
EAN13 | 9788542208368 |
Edição | 2 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | GRUPO PLANETA |
ISBN | 8542208366 |
Páginas | 336 |
Saiba mais
Meu coração diz a teu respeito: "Procura sua face!", É tua face, Senhor, que eu procuro. Não me escondas a tua face, Não afastes teu servo com ira - SALMO 27,8-9. Quis tentar representar o Jesus dos Evangelhos como o Jesus real, como o 'Jesus heroico' no sentido autêntico. Estou convencido, e espero que o leitor possa ver, que está figura é mais lógica e historicamente considerada mais compreensível do que as reconstruções com as quais fomos confrontados nas últimas décadas. Penso que precisamente este Jesus - o dos Evangelhos - é uma figura racional e manifestamente histórica.
Só quando se deu algo de extraordinário, quando a figura e as palavras de Jesus radicalmente ultrapassaram a média de todas as esperanças e expectativas, é que se esclarece a sua crucificação e também a sua ação. Cerca de vinte anos depois da morte de Jesus, já encontramos no grande hino cristológico da Carta aos Filipenses (Fl 2,6-11) uma cristologia plenamente desenvolvida, na qual se proclama que Jesus era igual a Deus, mas que se desfez de si mesmo, se fez homem, se humilhou até a morte na cruz, e que agora Lhe é devida a veneração cósmica, a adoração que Deus anunciou no profeta Isaías (Is 45,23) como devida apenas a Ele.
A pesquisa crítica faz a si mesma, com razão, esta pergunta: o que é que aconteceu nestes vinte anos desde a crucificação de Jesus? A ação de representações de comunidades anônimas, cujos portadores procura descobrir-se, não esclarece nada na realidade. Como é que grandezas coletivas desconhecidas podiam ser criativas? Convencer e, assim, se impor? Não é então, mesmo historicamente, muito mais lógico que o grandioso se encontre no princípio e que a figura de Jesus na realidade acabe com todas as categorias disponíveis e que apenas a partir do mistério de Deus se deixe entender?