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CARACTERÍSTICAS

FormatoBROCHURA
Número de Páginas630
SubtítuloDE FINS DOS EXPLOSIVOS ANOS 1970 AO INICIO DOS ANOS 2020
EditoraRECORD
AutorRODRIGO FAOUR
Ano da Edição2022
EAN139786555875546
Edição1
IdiomaPORTUGUES
FabricanteRECORD
ISBN6555875542
Páginas630

Saiba mais

O segundo volume de História da música popular brasileira sem preconceitos, traz um mapeamento completo desde o fim dos anos 1970 até o início dos anos 2020. Rodrigo Faour, já no primeiro volume de História da música popular brasileira, alertava que não existe apenas uma música popular brasileira, e sim várias, todas do seu próprio jeito. Enquanto o livro anterior abordava a história da música desde de 1500 até os anos 1970 e tratava de ritmos como choro, samba, marchinha, valsa, frevo, carimbó, samba-rock, pagode, forró, sertanejo, brega etc., este segundo volume compreende pouco mais de quarenta anos: do final transgressor dos explosivos anos 1970, quando houve um grande boom criativo e libertário em nossa música, inclusive com o aparecimento de inúmeras cantoras e compositoras simultaneamente, como nunca antes visto, até precisamente 2022, numa cena dividida entre a massificação da produção em série de uma indústria muito poderosa do segmento "sertanejo" e o mercado independente. Neste segundo volume de História da música popular brasiliera sem preconceitos, o leitor terá acesso não apenas aos estilos que a maioria dos estudiosos do assunto e da mídia culta costumam valorizar, como a chamada "MPB", o samba e o rock nacional, mas também aos diversos gêneros (e subgêneros) que outrora eram considerados de menor valor, seja por estarem alinhados a interesses mais comerciais, como boa parte da música de linhagem mais popular rotulada de "cafona", depois "brega", ou por não chegarem com muita força ao Rio de Janeiro (a capital cultural e da indústria fonográfica do país, no século XX), como as canções caipiras/sertanejas e outros fenômenos "regionais". Neste volume há, por exemplo, minicapítulos sobre o cancioneiro do Pará, Maranhão, Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul, além de fenômenos de São Paulo mais restritos ao estado, como o punk rock e a vanguarda paulista, ou por serem, em tese, "menos brasileiros", como o pop mais despretensioso, o soul, a disco e a dance music, a axé-music, o forró eletrônico, o funk carioca e o hip-hop.Sem preconceitos estéticos, esta obra mostra todo tipo de artista e estilo musical, destaca suas canções ou atos mais relevantes, deixando o leitor livre para que ele próprio possa tirar suas conclusões em relação à qualidade ou importância deles e às intensas transformações pelas quais nosso mercado musical e, mais que isso, nossa música popular passou nas últimas décadas.