Fórum Da Eja De Pernambuco
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Detalhes
CARACTERÍSTICAS
Formato | BROCHURA |
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Número de Páginas | 335 |
Subtítulo | CONSTRUINDO DIREITOS E FORTALECENDO A ARTICULACAO PERNAMBUCANA PELA EJA EM REDE: UM DIALOGO COM PAULO FREIRE |
Editora | APPRIS |
Autor | MIRIAN PATRICIA BURGOS |
Ano da Edição | 2025 |
EAN13 | 9786525074580 |
Edição | 1 |
Idioma | PORTUGUES |
Fabricante | APPRIS |
ISBN | 6525074584 |
Páginas | 335 |
Saiba mais
PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 27/07/2025. O livro Fórum da EJA de Pernambuco: construindo direitos e fortalecendo a articulação pernambucana pela EJA em rede - um diálogo com Paulo Freire, da professora Mirian Patrícia Burgos, contém uma análise original e instigante de uma experiência - que já leva mais de duas décadas - de mobilização, articulação e organização por ações permanentes e sistemáticas em defesa da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. A obra propõe-se, a partir do registro detalhado da trajetória do fórum da EJA de Pernambuco e dos depoimentos de representantes dos diversos segmentos de governos e sociedade civil envolvidos, a analisar se e como esse movimento teve influência no direcionamento das políticas públicas para a EJA no estado de Pernambuco, na perspectiva da reparação, da equidade, da inclusão e da formação ao longo da vida para quem teve sua trajetória escolar interrompida. A autora, contando com o envolvimento reflexivo dos representantes de diversos segmentos que compõem o movimento, traça os caminhos percorridos pelos fóruns de Pernambuco e do Brasil e as perspectivas para as quais apontam, questionando a potencialização da sua dimensão transformadora e o impacto do seu projeto coletivo. A narrativa de Mirian Burgos parte da origem e caracterização desse movimento desde os anos de 1990, percorrendo a gênese do fórum da EJA-PE, o histórico do seu funcionamento interno (relações entre os diversos segmentos que o compõem) e as suas diversas expressões na sociedade, dando relevância aos sentidos e significados atribuídos pelos sujeitos à sua experiência. A análise empreendida focou em como ocorreu a sua organização e suas ações de intervenção, na identificação das dificuldades, contradições e limites vivenciados, e, também, em como tal experiência terá contribuído para o desenvolvimento de novas formas de sociabilidade, nessa modalidade da Educação voltada para jovens (a partir dos 15 anos) e pessoas adultas que tiveram sua trajetória escolar interrompida. Esta é uma obra de referência e de estudo para quem se ocupa e preocupa - como docente, pesquisador(a) ou gestor(a) - desse campo de intervenção tão significativo para a efetivação do direito constitucional a uma educação de qualidade que não deixe ninguém de fora. Alvaro Pantoja Leite Pedagogo social, doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto