Educação Em Direitos Humanos

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CARACTERÍSTICAS

FormatoBROCHURA
Número de Páginas255
SubtítuloA LUTA PELO RECONHECIMENTO DA DIVERSIDADE NA ESCOLA PUBLICA
EditoraAPPRIS
AutorITAMAR NUNES DA SILVA
Ano da Edição2025
EAN139786525075112
Edição1
IdiomaPORTUGUES
FabricanteAPPRIS
ISBN6525075114
Páginas255

Saiba mais

O presente livro busca investigar se programas, políticas e ações de Educação em Direitos Humanos (EDH) reverberaram nas escolas, contribuindo para o fomento e a instalação de uma cultura de promoção, proteção, defesa e ampliação dos Direitos Humanos. Intenta apreender se a prática discursiva de diversidade e gênero contribui para a promoção de mudanças nas relações intersubjetivas que se dão no interior das escolas, criando, inclusive, espaços para instalação de uma cultura de Direitos Humanos. Para tanto, toma como fundamentos teóricos a Teoria do Reconhecimento de Axel Honneth (2003), a Teoria Crítica dos Direitos Humanos de Herrera Flores (2009), associados à perspectiva teórica de Educação em Direitos Humanos de Vera Candau (2014, 2008, 2007, 2002, 2000). Como aproximações teórico-metodológicas, lança mão da análise de discurso a partir de Fairclough (2001). O pano de fundo da obra se apoia na instituição do Estado Democrático de Direito, pois somente nele é possível implementar lutas sociais por efetivação de direitos. Com base nessas visões teóricas, esta obra possibilita apreender que políticas, programas e ações de Educação em Direitos Humanos no Estado de Pernambuco, entre 2007 e 2010, avançaram, embora de forma limitada devido à presença de obstáculos que dificultaram a sua concretização, entre os quais destacam-se a escassez e/ou insuficiência de formações e materiais pedagógicos, a rotatividade entre os técnicos das Gerências Regionais de Educação e escolas, a adoção do Programa de Modernização da Gestão Pública, cuja filosofia se confrontava com a política de EDH por ter como fundamento os princípios neoliberais da produtividade, precárias condições estruturais de trabalho nas escolas, além dos salários aviltantes dos trabalhadores em Educação. Por outro lado, várias escolas que adotaram a política de EDH com afinco, profissionalismo e compromisso, em que pesem as dificuldades, apresentaram resultados significativos, inclusive com premiações em mostras de experiências bem-sucedidas, em nível estadual e nacional. Assim, esta obra traz efetivas contribuições para a formação de muitos professores e professoras que, ao se apropriarem desta perspectiva teórico-metodológica, certamente se aproximarão de muitas realidades escolares brasileiras semelhantes àquelas que se constituíram objeto do presente estudo - e quiçá da sociedade como um todo.
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